Páginas

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Existe ideologia partidária no Brasil?


Meus heróis morreram de overdose, meus inimigos estão no poder. Ideologia, eu quero uma pra viver... (Cazuza)

Do Cadú do Blog (Dominus Vobiscum)

A canção do Cazuza (por mais que eu não goste dele) reflete um fato curioso: Não existe mais ideologia política no Brasil. Nas eleições passadas vimos um fato que deixou muitos brasileiros perplexos: Em troca de um tempo maior de televisão na propaganda eleitoral gratuita, vimos Lula (uma espécie de eterno líder do PT) dar as mãos a um grande adversário político, cuja idoneidade vez por outra é sempre colocada em xeque: O nome dele? Paulo Maluf!

E esta cena não é isolada. Quem não se lembra da inimizade de Lula com Sarney, Lula com Fernando Collor, Chalita que era do PSDB, que mudou para o PSB e agora está no PMDB...

Embora o blog seja geralmente editado em preto e branco, essa foto precisava ser colorida: Lula, Haddad e Maluf.
Os partidos políticos hoje são tão midiáticos quanto os times de futebol. Hoje o jogador é formado em um time, depois vai para outro e beija o escudo como se fosse torcedor do novo time desde criancinha. Tudo bem vá lá que o jogador tem que ganhar o pão de cada dia. Mas se os partidos políticos servem para juntar pessoas que seguem o mesmo ideal, como alguém pode ser liberal, e depois socialista, e depois centro esquerda e mais pra frente revolucionário?

A verdade amigos, é que não existe mais ideologia político partidária no Brasil. Isso morreu há muito tempo. Hoje o Brasil tem 30 partidos políticos. São muitos pontos de vista diferentes. Mas basicamente o que acontece com os partidos do Brasil, acontece com uma penca de igreja protestante: Acontece uma briga, e um grupinho sai e cria uma nova igreja com o mesmo nome adicionando um termo como “pentecostal”, “renovado”, etc.

Veja se na política não é parecido: Tem PT, PTB, PTC, PTN e PT do B. Também tem PCB e PC do B. Não podemos esquecer-nos do PSBD, PSDC, PSC, PSB, PSD e PSTU.

E assim a coisa vai caminhando. Brigou, separa e cria um novo. Tá ruim troca de partido!

Agora como fica a cabeça do eleitor? É complicado identificar a ideologia política de alguém que vive trocando de partido como quem troca de roupa. Fica complicado para o próprio cidadão saber em que consiste cada corrente de pensamento.

Além desta bagunça na criação de novos partidos políticos, nós ainda vemos alianças que nos deixam enojados como as descritas acima.

Muda tudo, mas quando falamos de leis para regularizar esta bagunça que é a política brasileira, ninguém sabe ninguém viu. A Reforma Política brasileira continua ao Deus dará. E o povo brasileiro continua confuso, sendo objeto de barganha dessa politicagem nojenta que vemos por ai.

Mas o que fazer a respeito? A resposta é a mesma: Vote consciente e cobre os seus representantes! É com o voto que o cidadão irá mudar este quadro. E com a cobrança direta que iremos atuar nesta sociedade em que vivemos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Anunciantes: