Páginas

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Quem ganha com a censura a internet?



Texto do Cadú (Blog Dominus Vobiscum)

A história do nosso país é cercada de luxo e lixo. É claro que ela não é diferente da história de outros países que também apresentam suas glórias e escondem suas misérias. Porém ao longo do tempo, é preciso analisar o papel que os meios de comunicação tiveram no desenrolar da nossa vida. Engana-se quem pensa que as TVs e as rádios não tiveram e não tem tanta influência no nosso dia a dia. Não é a toa que a mídia é chamada de o quarto poder!

Ao invés dela cumprir unicamente o seu papel de fiscalizadora e noticiadora dos problemas da nossa sociedade, a mídia ao longo do tempo, influenciou na ascensão e na queda de muitos poderosos. Ela ditou moda, costumes, palavras e ideologias. Ninguém pode negar a sua força, sobretudo quando falamos dos meios de comunicação de massa como TV e rádio. Os meios de comunicação social no Brasil também trazem suas riquezas e podridão como contribuição para a construção da nossa sociedade.

Hoje com a chegada da internet aonde a informação vem de forma rápida e crua, e possibilita a interação de todos, os meios de comunicação de massa perderam uma pequena parcela de sua força, mas ainda estão vivos e influenciando a nossa sociedade, sobretudo as camadas mais pobres da nossa população e também aqueles mais idosos que desconhecem os caminhos virtuais. Inclusive estes meios já estão aprendendo a interagir com a internet, extraindo uma interatividade nunca antes vista no mundo em que vivemos. Não se pode negar: A internet veio para marcar época e propiciar uma mudança na maneira do mundo se comunicar.

Através da internet o cidadão pode ler uma notícia, e imediatamente deixar a sua opinião a respeito, causando um diálogo imediato com todos os usuários que estão tendo acesso àquela informação. Na televisão, por exemplo, ao assistir uma determinada notícia o cidadão não tem a possibilidade de registrar seu descontentamento ou seu apoio. Por isso é nítido ver a diferença entre os novos meios e meios mais tradicionais.

Por isso, para que esta parcela da população não cresça, existe um movimento político que deseja calar a internet. Esta opressão virtual que está ganhando corpo em Brasília quer frear a oportunidade deste acesso rápido à informação, e isto meus caros, em minha opinião tem nome: Censura!

Os partidos de esquerda que antes lutaram pelo fim da censura, que apoiaram a liberdade de expressão como fundamento da democracia agora que estão no poder querem a volta da censura. Não querem mais que se comente a respeito dos seus correligionários envolvidos em escândalos e negociatas. Querem oprimir a voz do povo... Claro que o nome censura não é abertamente falado, mas quando se proíbe alguém de falar sobre qualquer assunto, podem chamar do nome que for, mas sempre será a velha censura tentando se reerguer!

Não estou querendo dizer que a preocupação em controlar a mídia virtual acontece porque os grandes veículos de comunicação já estão dominados. Pode até ser que alguns deles estejam. Mas é mais fácil controlar aqueles que têm nome, endereço e algo a perder. Deixar o povo conhecer e discutir os fatos é perder o controle de domínio sobre este mesmo povo.

Portanto penso que é missão de todo brasileiro lutar para que a internet mantenha a sua liberdade e propicie ao povo esta mesma liberdade. Censurar a internet é prejuízo para a democracia. E se isso acontecer, quem sabe o que virá a seguir?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Anunciantes: